Há meses que andava à procura de um baú antigo, daqueles usados tanto para guardar roupas, como para salgadeiras.
Foi difícil, mas lá encontrámos um, abandonado no que resta da casa dos avós de um amigo do marido.
Estava em péssimo estado. Imensamente sujo, esburacado pelos bichos, com a madeira a desfazer-se em alguns sítios, e com um cheiro horrível a coisas velhas cheias de bolor...
Trouxémo-lo para casa, passamos-lhe lixa, produto específico para o bicho da madeira e envernizámo-lo com um verniz com alguma cor.
O resultado foi este:
Falta ainda forrar o interior, talvez com papel de parede.
O resultado final não é exactamente o que eu queria, mas até gosto de como ficou.
Vamos colocá-lo no nosso quarto e guardar nele roupas de cama.
Conto fazer-lhe uma almofada grande, tipo coxim, e, assim, usá-lo também como bancinho.
Entretanto, conseguimos um segundo baú, também com mais de 50 anos. Esse vai ser apenas lixado e pincelado com o produto específico para tratar a madeira. Sem verniz. Talvez o venha a pintar de branco. Mas ainda não decidi.
O meu objectivo é colocá-lo no quarto do nosso(a) filho(a), para, por exemplo, guardar os brinquedos.
Um colega do marido já lhe disse que tinha um em casa de que também se queria ver livre e sei que o namorado da minha irmã também tem um, numa casa que herdou, e de que se quer desfazer.
Lembro-me do quanto procurei por este tipo de baús antigos, sem sucesso. E agora, depois de ter encontrado, parece que "chovem" ofertas, quase todos os dias. :)
Decidi aceitar todos. Gosto de baús. E acho que são objectos multiusos e que se enquadram em todo o tipo de ambientes, consoante a cor do verniz, ou da tinta que lhe colocarmos.
Além disso, são antigos. Têm história... e custa-me pensar que, se ninguém lhes quiser dar uma segunda oportunidade, estão condenados a ser reduzidos a lenha para a lareira.
Ando à procura de um baú desse género há meses para servir de mesa de centro. Sorte a tua em encontrares tantos!
ResponderEliminarObrigada pelo comentário!
ResponderEliminarRealmente, sinto-me uma sortuda. Mesmo todos os exemplares que consigo se encontrem em relativo mau estado.
É que, além de giros, estes baús são tão versáteis!
Que bela recuperação!
ResponderEliminarQual é o produto anti-bicho? É que tenho visto um ou outro móvel deitado fora que até é giro e não está partido (só a precisar de lixa e cera ou verniz novo), mas tem bicho, e tenho medo de os levar e trazer o bicho para casa...
Obrigada!
Olá!
ResponderEliminarO produto que utilizámos foi comprado pelo marido numa loja de ferragens.
É um Imunizador para Madeira, marca Cuprinol, do tipo Incolor.
Espero ter ajudado.
Bjs