26/06/2010

Objecto de desejo




De acordo com este site,
"Este é o guia prático e completo sobre a horticultura, desde a planificação e plantação, aos cuidados e manutenção. E, nada há como cultivar os seus próprios legumes, ervas e frutos! No “Manual Prático de Horticultura” aprenderá a cultivar os seus próprios produtos, independentemente de querer parcelas grandes ou um pequeno jardim de ervas aromáticas.

Dividido por capítulos, este manual inclui o tópico “Desenhar uma Horta” onde ficará a conhecer conselhos sobre como desenhar uma horta, com ilustrações de uma horta murada, um jardim de ervas aromáticas, um jardim com produtos hortícolas, um pomar e de uma horta cultivada em vasos. Aprenderá também a planificar as culturas, com dicas sobre a plantação em linha e canteiros, as culturas rotativas, culturas sucessivas e culturas intercaladas.

O livro destaca também informações sobre a selecção de ferramentas, assim como de estufas, abrigos, e os habituais ajustes, estufins frios e cloches. Assim, o leitor conhecerá também o terreno para a correcta utilização de adubos naturais e fertilizantes, melhorando a drenagem e fazendo composto.

Encontrará também conselhos específicos sobre o cultivo, armazenagem e secagem de ervas aromáticas e sobre o cultivo, manutenção e poda das árvores e arbustos. Aprenderá também técnicas de sementeira no exterior, sementeira sob vidro, desbaste e transplante de rebentos, colheita e armazenagem. Além do mais, há ainda um capítulo dedicado aos problemas do mau tempo, pragas e doenças.

Nas secções sobre legumes, ervas e frutos são abordadas várias espécies. Para cada uma delas, há informação sobre a forma de cultivar, colher, semear, plantar, épocas de colheita, e variedades, tudo devidamente documentando com fabulosas fotografias. Este é um livro adequado para qualquer horticultor, ou para aqueles que estejam agora a iniciar-se neste área.

De Richard Bird, praticante de horticultura desde a sua infância, este “Manual Prático de Horticultura”, da Editorial Estampa, é um guia claro e objectivo que lhe vai dar todas as indicações, conselhos e dicas sobre horticultura.

Sem comentários:

Enviar um comentário