02/11/2010

O meu terrário

Este fim de semana prolongado foi bastante produtivo.
O dia de sábado foi passado praticamente todo no quintal. Tirámos ervas daninhas, tratámos da horta (plantámos alfaces, couve coração, alho francês e couve roxa) e transplantámos parte dos morangueiros.
Deviam ter visto o marido... vestido de jardineiras, sentado em cima do tractor , parecia mesmo o Bob, o construtor!!! Foi muito divertido!
Entretanto também colhi os alhos franceses que ainda restavam e duas abóboras. Depois arranjei os alhos e congelei-os. Da abóbora, só parte foi congelada. A outra parte serviu para fazer doce, na proporção de cerca de 1,700 kg de abóbora para 1 kg de açúcar.

Ontem aproveitámos o bom tempo para fazer uma caminhada e colher elementos para o terrário: musgo e uma velha pinha onde nasceu um pequeníssimo cogumelo.
Escolhi para o terrário um vaso grande, pesado, de vidro, que há algum tempo tinha colocado de lado. Usei-o porque não tinha mais nada à mão, mas gostei imenso do resultado final.
Depois de desinfectado com álcool, coloquei no seu interior gravilha, um pedaço de adobe, humus, musgo, um rebento da sebe do jardim e uma pequena planta, semelhante ao jarro, encontrada no quintal. Acrescentei-lhe a pinha com o cogumelo, dois seixos redondinhos, e ficou assim (desculpem a má qualidade das fotografias):

(Vistas laterais)
(O pormenor do cogumelo na pinha)

(visto de cima)

Agora é fazer figas para que os elementos vegetais gostem do seu novo ambiente...

4 comentários:

  1. tão giro! :) se fosse pequenita, ainda dizia que debaixo da pinha morava alguma duendezinho :P lol

    ResponderEliminar
  2. Que bonito ficou! Adorei o cogumelo :-D

    Por cá também já transplantámos os morangueiros e os alhos franceses ;-)

    ResponderEliminar
  3. Lindo.
    Esse cogumelo na pinha, foi uma feliz coincidência que estava mesmo à tua espera!
    Fiquei encantada!

    ResponderEliminar