14/12/2010

Notícias da horta

Ando encantada com a horta cá de casa. Sempre tivemos um quintal mas até há pouco tempo era cultivado pela minha sogra. Nós só tínhamos o trabalho de comprar as sementes ou as plantinhas e, depois, colher legumes e vegetais.
A partir do final do Verão decidimos chamar a nós todo o cuidado com a horta, embora nem eu nem o meu marido soubéssemos muito bem como o fazer (mesmo sendo ambos filhos de pessoas que sempre cultivaram o campo!!!). E tem sido muito divertido!

A primeira tarefa que efectuámos foi a de transplantar os morangueiros para canteiros cobertos de plástico, de modo a que só as plantinhas evoluam, e não as ervas daninhas que povoam (e de que maneira!) o terreno do quintal.

As fotografias que passo a mostrar foram tiradas já há alguns dias, logo depois de um temporal. Por isso, peço o favor de não repararem nas folhas caídas das árvores próximas, que tinham invadido tudo.
Aqui estão os morangueiros, todos catitas:
Ainda nos falta transplantar alguns morangueiros. Vou aproveitar os dois dias de férias antes do Natal, para fazer esse trabalho. Só espero que todos frutifiquem. Se isso acontecer... humm já estou a sonhar com morangos ao natural, tartes de morango, doce de morango...

Ao lado dos morangueiros criámos um canteiro também com plástico, onde estão as couves roxas, as couves tronchudas (será assim que se chamam?), os alhos franceses (não tenho suficiente, tenho que plantar mais!), os bróculos, as couves-flor, e a alface. A fotografia dá para ter uma ideia de como está o canteiro.
Ao lado tenho uns pés de espinafres ainda plantados pela minha sogra. Acho-os tão bonitos! E têm dado sopas deliciosas!
Talvez por causa do frio, por ter colocado pouco substrato (biológico) aquando a plantação, ou apenas pela inexperiência que reina por estas paragens, as alfaces parecem recusar-se a desenvolver. Por isso, decidi transplantar algumas para vasos e colocá-las numa área coberta para onde já tinha passado também algumas plantas. Pode ser que aqui se sintam mais incentivadas a crescer.
Entretanto, também plantei cebolas...
...e "enterrei" meia dúzia de dentes de alho. Estes parece que gostaram da atenção. Já começaram a rebentar.
Também já semeei favas, com a ajuda da minha mãe. Não fazia ideia de como eram feitos os canteiros. E ela também me explicou como devo proceder para as ervilhas que já aguardam plantação. Tenho é as minhas dúvidas quanto a conseguir fazer canteiros apresentáveis. Isto porque a minha mãe, nessas coisas, é muito meticulosa. Os canteiros, como a roupa a secar na corda, e todo um conjunto de outras coisas, têm de obedecer a um determinado conjunto de critérios específico.
Já viram o que era se alguém lá for a casa e reparar que os canteiros não estão devidamente alinhados? Já não conseguiria viver com a vergonha!!!

11 comentários:

  1. Olá Gina!
    nossa que dedicação a sua as causas natuais, li em um livro as vantagens de se cultivar seus legumes/verduras, sem produtos quimicos e ainda estar pertinho e fresquinho.

    ResponderEliminar
  2. Os meus espinafre também estão lindos :)

    E as alfaces apesar do frio a crescer :)

    ResponderEliminar
  3. Também já plantámos os morangueiros, as cebolas e os alhos :-D

    ResponderEliminar
  4. Ola linda! Sabes dizer-me onde posso encontra o livro sobre Horticultura da Editorial Estampa? Esta esgotado mesmo na Editora e a minha última esperança é encontra-lo numa livraria de esquina no interior do país...
    Salvo erro o autor é Richard Bird.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos comentários.
    MakingMoney: se está a falar deste livro

    http://www.wook.pt/ficha/manual-pratico-de-horticultura/a/id/84574

    já o tentei comprar online em vários locais, já o reservei na fnac e a resposta que obtenho é sempre a mesma.Está esgotado. Tente em livrarias mais antigas, ou até alfarrabistas. Pode ser que o encontre. Se conseguir, eu ficaria eternamente grata se o disponibilizasse no 4shared ou outro local do género...

    ResponderEliminar
  6. Gina parabens pela horta que maravilha que vai ficar depois mostra a evolucao, eu tentei uma mini mini horta la nas americas mas sem sucesso, quando regressar vou tentar novamente
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Sim, é esse mesmo. Já nincumbi o meu mais que tudo de ir fazer uma visita pelos alfarrabistas. Segundo li por aí esse livro é uma biblia da horticultura...

    ResponderEliminar
  8. MakingMoney: Se ele encontrar mais do que um, avise-me!Bjs

    ResponderEliminar
  9. Reparei agora que estou no seu "blog list". Obrigada, vou já a correr retribuir.

    ResponderEliminar
  10. Olá fiz uma visitinha no seu blog,vejo que temos algo em comum,(terra hortaliça natureza)sou fascínada por plantações,em especial hortaliças, gostei das suas fotos ficaram boas,estive olhando os espinafres e gostaria de saber como plantar,se é a semente ou simplesmente o talo mais espesso???Gostei de sua matéria e dos canteiros, boa sorte c/sua plantação,Deus ajuda quem cedo madruga,deus tá vendo teu esforço,sua plantação vai ficar linda. pode chamar-me de terra fértil

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pelo comentário, terra fértil. Os espinafres foram semeados. as sementes foram compradas e lançadas à terra. felizmente, comportam-se como uma (deliciosa) praga. Morreram, com o frio de inverno, morreram, mas assim que a primavera chegar, voltam a despontar!
    Bjs

    ResponderEliminar