18/03/2011

Novidades da horta

Alguns dos legumes que plantámos no início do inverno perderam-se. É o caso dos espinafres (que já me disseram que voltam a "rebentar"), de alguns alhos franceses e das couves flor, aparentemente irresistíveis para os caracóis e para as lesmas. Aliás, por este andar os caracóis e as lesmas não nos vão deixar provar as couves roxas, nem as couves coração...

Os brócolos, por seu turno, estão lindos, embora sem folhas (ai os caracóis!), e as alfaces quase que já se podem apanhar.
Ah! E os morangueiros estão cheios de flor!

Entretanto também semeámos favas e ervilhas. A maior parte das sementes foram roubadas pelos pássaros nos dias seguintes aos da sementeira. Eu bem sabia que alguma coisa andava lá a "esgravatar"! As sementes que ficaram já deram lugar a lindas plantas que visito quase diariamente. Não dará para uma grande colheita, mas pelo menos, se tudo correr bem, dará para provar o fruto do nosso trabalho...

A desilusão com a acção de pássaros, caracóis e lesmas levou-nos a instalar uma mini-estufa que tínhamos comprado há alguns anos, mas que se manteve sempre dentro do caixote original, a um canto da garagem. Colocámos lá alhos franceses, alfaces e vários tipos de couve. E em boa hora nos lembrámos da estufa. Olhem como estavam hoje as plantas quando as fui regar:




Hoje foi dia de semear abóbora, ultimamente um dos meus legumes preferidos. Comprei daquela variedade que dá frutos pequenos, em forma de beringela. Imitei o que vi no quintal de um vizinho e, depois da sementeira feita, cobri-a com uma tela branca, da que julgo ser usada para proteger as plantas do frio. Espero que, assim, as sementes estejam a salvo dos pássaros que bem vi a observar!

Isto da horta é uma aventura! Sinceramente, a maior parte do tempo que por lá ando, não faço a mínima ideia do que ando a fazer. Sigo o instinto na altura de semear e de plantar. O que a terra nos der será muito bem vindo!

2 comentários:

  1. Que lindos legumes :) Eu por aqui ando a criar o meu jardim de ervas e também o tive de pôr a salvo, mas de uma gateca que andava a comer os coentros! Olha, para a "praga" dos caracóis e lesmas, porque não tentas arranjar um ouriço cacheiro? :P Estou a brincar, se bem que acho que há quem os compre, mas olha que te dava jeito.. E era sempre uma distracção para o M vê-lo a passear pelo jardim :)

    ResponderEliminar
  2. A bicharada e tramada para comer as nossas coisinhas.... malandrecos!

    ResponderEliminar