06/03/2011

Passeio micológico

Adoro cogumelos. Intrigam-me.

Todos os Outonos faço passeios pelas florestas da zona com o objectivo de descobrir e apreciar as diferentes espécies existentes.

Não sou especialista nem nada que se pareça, mas divirto-me a tentar identificar as espécies que vou encontrando, orientada por um livrinho editado pela Federação dos Produtores Florestais de Portugal.

Este post diz respeito a um desses passeios exploratórios, realizado no final do ano passado. Com todas as coisas maravilhosas que nos aconteceram, esqueci-me completamente destas fotografias. Encontrei-as hoje, quando andava a organizar o arquivo de fotos, e lembrei-me de fazer este post.

Repito que não sou especialista. Por isso, por favor, que ninguém se lembre de se guiar por aqui para colher cogumelos silvestres para consumo!

Vivemos numa zona arenosa, com muitos pinhais, e onde proliferam diversas espécies de cogumelos. Embora algumas sejam comestíveis, a maioria das pessoas que conheço só costuma colher o Tricholoma equestre, conhecido por cá como míscaro amarelo.

Este estava semi-enterrado. Na fotografia seguinte dá para ver as lâminas amarelas, por baixo do chapéu, uma das características identificadoras da espécie. Tão giro!

Uma das coisas que acho engraçada nesta espécie é que por cá é bastante apreciada, mas já li algures que em França não é aconselhado o seu consumo. Surge no Outono e na Primavera.

Outra espécie comestível que encontro com facilidade é o Cantarellus cibarius, comummente conhecidos por cantarelas, canários, gema de ovo, ou sanchas.

É muito fácil de identificar. O livrinho por que me guio diz que é um excelente comestível, também com valor medicinal. Apesar disso, e de já me ter cruzado por quem a colhe para vender, não conheço ninguém que o tenha provado. Frutifica desde a Primavera, se for chuvosa, até finais do Outono.

Este, julgo trata-se de um Hygrophoropsis aurantiaca, ou falso cantarelo. Aparentemente também é comestível, mas com uma qualidade muito inferior ao cantarelo. É comum durante o Outono até ao começo do Inverno.


O cogumelo da fotografia seguinte, não posso afiançar com toda a certeza... só lhe tirei esta fotografia e não o consigo ver em pormenor, mas julgo tratar-se de um Lactarius deliciosus, ou pinheiras, aparentemente de sabor muito apreciado. Frutifica no Outono e na Primavera.


A espécie seguinte, julgo que é Cortinarius trivialis, a avaliar pela cor do chapéu e pela sua viscosidade. Aparentemente não tem interesse culinário. Surge principalmente no Outono.


A espécie que mostro a seguir é uma das minhas preferidas. Supostamente comestível, embora de fraca qualidade, acho-a muito engraçada, pelas escamas que forma na parte superior do chapéu, e pelas lâminas da parte inferior terem a forma de picos. É um Sarcodon imbricatus, também conhecido por barba de bode. Aparece no final do Verão e no Outono.


O cogumelo abaixo, julgo tratar-se de um Amanita gemmata, aparentemente de sabor açucarado, mas de comestibilidade discutível, já que estão descritas intoxicações muito variadas, de tipo gastrointestinal. Surge da Primavera até finais do Outono.


As fotos seguintes, julgo dizerem respeito à mesma espécie, em diferentes fases de desenvolvimento. São umas bolinhas que já vi rebentarem o asfalto da beira da estrada. Chegam a atingir um tamanho considerável.



Também não consegui identificar a espécie da foto seguinte.


No dia em que tirei estas fotos, não encontrei nenhum exemplar de outra espécie comestível que já vi várias vezes por cá, o Xerocomus badius, conhecido por boleto, nem o amanita muscaria, aquele muito giro, mas extremamente venenoso, vermelho, com pintinhas brancas.

Vimos, isso sim, o rasto de uma raposa que terá feito o mesmo caminho, pouco tempo antes de nós.

1 comentário:

  1. Também adoro cogumelos :-D
    O meu marido é que é muito bom a identificar as espécies, eu não me atrevo ;-)
    Olha se quiseres as sementes do chícharo eu posso enviar-te.
    Beijinhos

    ResponderEliminar