22/06/2011

Marcas brancas VS marcas nacionais



Sempre usámos produtos de marcas brancas, salvo raras excepções. A diferença de preços é bastante significativa e a qualidade, na maior parte dos casos, é semelhante à dos produtos de marca.
Até há alguns meses atrás, o nosso supermercado de eleição era o Minipreço, cujos produtos próprios sempre achei bons e baratos. Mas eram espanhóis...
Passámos, então, a fazer compras no Continente. E tudo estava bem até me ter apercebido, há poucos dias, que a maioria dos produtos de marca branca não são, afinal, produzidos em Portugal, mas em Espanha...
Agora estou com um dilema... é que se continuar a comprar da marca Continente, como até aqui, não estou a fazer nada para ajudar a economia nacional... mas se passar a escolher produtos de marcas portuguesas, temo que a conta de supermercado aumente significativamente...

5 comentários:

  1. São raras as marcas brancas que são feitas em Portugal, mas se procurares encontras!

    ResponderEliminar
  2. Tbem compro praticamente tudo de marca branca, costumo comprar no pingo doce e adoro os produtos da marca deles, e ouvi dizer que eles se preocupam em comprar produtos portugueses mas nem todos o são.
    E assim é muito difícil, acho que a boa vontade não basta.

    ResponderEliminar
  3. Penso que as do pingo doce são portuguesas. Pelo menos os lenços de papel de marca pingo doce são feitos na Renova em Portugal!

    ResponderEliminar
  4. Raramente compro marcas brancas. Vi um documentário que mostrava como a maioria desses produtos eram feitos, alguns em países europeus onde há pouca ou nenhuma fiscalização quanto à qualidade e uso de químicos e pesticidas. Tento comprar o que é nacional e para poupar faço muita coisa em casa. É preciso dizer que como não consumimos glúten temos de fazer o pão, bolos e muita coisa em casa para sair mais barato.
    Para duas pessoas e mais uma pequenina (sim, que ela também come) gastamos em média 300 euros mensais em comida.

    ResponderEliminar
  5. Olá.

    O melhor para o teu caso é,como eu, não te restringires apenas a uma loja.
    Posso dizer que a MAIORIA das coisas do pingo doce são nacionais dado que o pingo doce pertence à Jerónimo Martins que detém a Unilever e todas as marcas associadas. Os iogurtes são todos produzidos numa fábrica da Guarda, tomates, alfaces, maçã, pêra, ..., são provenientes do nosso Oeste, papel higiénico,guardanapos e lenços de papel são na renova,... Existem muitos nacionais mas também há importados. Os gelados são da Holanda, por exemplo mas os do continente são da mesma fábrica. É uma questão de leres os rótulos. Havia um arroz que vinha da India... e nós com tanto arroz em Portugal. Agora não sei de onde vem. O arroz do continente é português. O leite do Pingo Doce, por vezes é Português, outras é da Polónia, outras da França. Quando vejo que não é Português vou ao jumbo que o deles é português. A maioria das vezes aproveito as campanhas de Terra Nostra a 48 ou 49 centimos/litro que o continente faz e compro leite para 2 ou 3 meses.
    Os detergentes do Pingo doce não sei onde são feitos mas já me disseram que são Nacionais. Não sei se é verdade ou não.

    Penso que o melhor mesmo em nacionais é o Pingo doce mas o problema é que não sabemos a maioria das coisas. Se as marcas puzessem o símbolo de Produto Nacional em tudo o que é nosso era muito mais fácil a escolha.

    Espero ter ajudado em alguma coisa

    ResponderEliminar