08/08/2011

A guardar sementes...

...destes arbustos



Nas cores rosa (fuchia), amarelo e branco. Estavam à beira da estrada, numa esplanada. Colhi algumas sementes e guardei-as nos bolsos das calças. Separadas, para não se misturarem. Chegada a casa, coloquei-as em envelopes, feitos a partir de folhas A4 dobradas, e identificados.



Vou agora guardá-los e, na próxima primavera, conto semeá-las para dar mais cor ao meu jardim.
Alguém sabe como se chama esta planta?

6 comentários:

  1. Olá!
    Olha, o nome não sei mas que são uma "praga", isso são!
    Não precisas guardar as sementes. Podes semear já onde quiseres. No próximo ano, de certeza que nascem. São muito resistentes à seca. Tenho aqui uma zona do jardim, que por muito que arranque (no Outono secam completamente), como as sementes são mais que muitas, todos os Verões nascem uns arbustos frondosos (e nem os rego)! E cuidado que elas espalham-se com imensa facilidade. Haja vento para espalhar as sementes que caem das florinhas e logo vês!
    Mas que são alegres, isso são!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Soneca!
    O meu marido também me disse que são uma praga... Mas é uma praga bonita, por isso...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá, o nome do arbusto é Mirabilis japonica, e duram anos e anos, tal como a Soneca disse o próprio vento as faz propagar. Eu também não as acho uma praga, porque até o seu aroma é adocicado.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Marisa!
    Vou já escrever o nome nos envelopes... se bem que estou tentada a ir já colocar as sementes nos sítios em que eu gostava de ver o arbusto a florescer...

    ResponderEliminar
  5. A mim faz-me lembrar a casa da minha mãe e a minha infância... Tenho a certeza que ela não tratava essa flor pelo nome técnico, mas não me lembro qual era a sua "gíria!. ;)

    ResponderEliminar
  6. Damas da noite? Se forem, é por que só abrem ao entardecer...

    ResponderEliminar