19/10/2011

Sabão caseiro



(imagem daqui)


Já nem sei há quanto tempo ambiciono transformar o óleo usado que guardo religiosamente em sabão.
Sei que há várias receitas disponíveis online, já consultei milhentas, mas desconfio de quase todas porque me parece (e quem tem experiência em fabrico de sabões e sabonetes também mo confirmou) que usam demasiada soda cáustica no processo. E, como todos sabem, a soda cáustica é um corrosivo bastante forte, capaz de provocar queimaduras graves!
Para além disso, a maioria das receitas disponíveis diz que o sabão resultante é usado na lavagem de roupa e da casa e, bem... eu queria um que pudesse ser colocado na saboneteira da casa de banho e utilizado para lavar as mãos.

Há uns bons meses descobri este blog que apresenta o trabalho realizado pela Turma F do 7º ano da Escola Básica 2,3 Padre António Luís Moreira (P.A.L.M.), no âmbito do Projecto Curricular, com receitas que me parecem bastante mais confiáveis.
Um destes dias coloco mãos à obra e faço não apenas sabão sólido, como líquido.

E quem sabe não utilizo o sabão resultante para fabricar detergente caseiro ou desinfectante natural.

3 comentários:

  1. Ora aí está algo que nunca experimentei fazer...

    ResponderEliminar
  2. Eu já li qualquer coisa, sobre umas máquinas que transformam o óleo usado em velas. Também pode ser uma maneira de usares o óleo.

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa fazemos sabonete para o corpo e para o cabelo. A questão da soda cáustica não é preocupante, na minha opinião. A soda cáustica acaba por se transformar durante o processo de cura e saponifica. Deixa de ser soda cáustica e passa a ser um agente saponificador. :)

    ResponderEliminar