17/11/2011

A fazer bainhas...

Ontem à noite montei um acampamento de costura na sala.
Fui buscar a mesa dobrável dos piqueniques e coloquei-a à frente do sofá, pus-lhe em cima a máquina de costura e arrastei o módulo de gavetas de plástico onde guardo os apetrechos de costura.
Objetivo: fazer as bainhas a três calças do marido, umas de ganga e duas de tecido.
Há meses que ele me andava a pedir para eu lhas fazer! Tenho adiado a tarefa vezes e vezes sem conta (detesto fazer seja o que for por obrigação!), mas chegou a altura em que tive mesmo de as fazer.
E diverti-me!
Ok, ok! Eu sei que é uma tarefa básica, que (quase) toda a gente faz com uma perna às costas, mas eu não... normalmente faço bainhas "às três pancadas" e desta vez não foi diferente. Bem... talvez menos!
Depois de cortar o tecido, chuleei as extremidades cortadas com o ponto overloque da minha máquina de costura (dá uma acabamento mais bonito do que o simples ponto ziguezague), depois dobrei o tecido e cozi a direito a cerca de 1,5 centímetros da margem.
Ficaram tão lindas!!!

Esta foi a primeira vez em que usei o ponto overloque. Aliás, só há pouco tempo, quando estava a desfolhar o livro de instruções da máquina, é que me apercebi que ela o tinha.
É este:



A minha máquina de costura é uma Singer 6038C igual à da fotografia abaixo (retirada da net), mais conhecida no Brasil por Millenna. Comprei-a em 2002 ou 2003. E quanto mais a conheço, mais gosto dela. :)




Para chulear, usei um dos meus novos pés calcadores, comprado recentemente no ebay.



O meu próximo desafio, em termos de bainhas, é fazer das invisíveis. Bem... acho que é desta que arranjo as calças da minha mãe!

2 comentários:

  1. Espero que não te tenhas esquecido de mim... das minhas calças, não é das bainhas, mas tb é de costura!!! Sim, eu sei que sou uma chata...
    GMDT

    ResponderEliminar
  2. Eu também descobri à pouco tempo o mundo da costura à máquina, a minha sogra ensinou-me e uso a máquina dela, gostava de comprar uma para mim, mas são tão caras :S

    Mas dá-me tanto gosto começar um projecto, vê-lo a ganhar forma, e no fim ver que até correu bem :)

    Percebo perfeitamente o que sentes :)

    Beijinhos e parabéns pelo blog ;)

    ResponderEliminar