06/12/2011

Lufa




Há muito tempo que andava à procura de sementes de lufa, uma planta que produz uns vegetais semelhantes aos pepinos e que, uma vez secos, podem ser usados como esponjas, tanto para o banho, como para lavar a louça, por exemplo.
Podem ler mais sobre ela aqui e aqui.

E finalmente encontrei-as :)

Estou a planear semeá-las no início do ano e, quando o tempo começar a aquecer, transplantá-las para a horta.
Se tudo correr bem, as esponjas e esfregões sintéticos vão deixar de ter lugar lá em casa.

7 comentários:

  1. Que ideia fixe!! é pena isso não poder ficar em vaso :(

    ResponderEliminar
  2. Qe interessante. Nunca tinha ouvido falar! Vai dando noticias sobre este assunto ;)

    ResponderEliminar
  3. Que planta engraçada :) Onde arranjaste as sementes? Sou capaz de tentar plantar no quintal da sogra... :) Já agora, também se pode comer? ou é "só" para usar como esponja?

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, ando na mesma busca há algum tempo, mas sem sucesso. Será que me poderia dizer onde as encontrou? Obrigada. Celia

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas e obrigada pelos comentários!
    Comprei as sementes pelo ebay, vêm de Inglaterra (ainda não chegaram, o que penso que acontecerá dentro de poucos dias). Comprei um pacotinho de 15 sementes. Dão pelo nome de Luffa Aegyptiaca. O pacote custou 1,16 euros, bem mais do que o envio, que ficou a 1,40 euros.
    Trata-se de uma trepadeira que se cultiva como o pepino, de crescimento rápido. Quando os frutos estão ainda verdes, aparentemente podem comer-se. Depois de maduros é que já não. É nessa altura em que se descascam, lavam e se colocam a secar para fazer as esponjas.
    Espero ter ajudado!

    ResponderEliminar
  6. Uau... ando à imenso tempo à procura dessas sementes tambem com o objectivo de deixar de usar os esfregões sintéticos na loiça. Até estou numa lista de espera de uma loja portuguesa ;-) Tenho de ir espreitar o ebay :-)
    Esta semana não te vou conseguir enviar o que combinamos, tenho as crianças constipaditas e estamos confinados a casa. Envio-te na segunda e assim também ficamos com 5 dias úteis para chegar até ti :-)
    Luísa
    ahortaencantada.blogspot.com

    ResponderEliminar