12/07/2012

Notícias da horta

A nossa horta nunca esteve tão cultivada como agora.
É certo que as quantidades cultivadas são reduzidas, à excepção de uma ou outra hortícola. Mas a nossa família também não é assim tão grande. E o que colhemos dá perfeitamente para nós e, como é o caso das courgettes, para congelar.

Este ano semeámos/plantámos e já consumimos:

> cenouras - em duas vezes. Na primeira, comprei as plantas, em 'couvetes'. Já foram colhidas e ainda tenho na parte de baixo do frigorífico. Entretanto também as semeei, já tenho plantas com uns oito centímetros de altura. Está na hora de as desbastar.
> cebolas - em duas vezes. Compradas também já germinadas, em 'couvetes'. Da primeira vez colhi delas de bom tamanho, que andamos a consumir, e já tenho outras a ganhar forma :)
> alho francês - este ano esta cultura não correu assim tão bem. Ficaram muito finos e já começaram a grelar. Mesmo assim, consegui colher o suficiente para encher um saquinho médio de congelação, depois de arranjados e cortados às rodelas. Tenho-o usado para fazer sopa.
> beterraba - já colhi algumas e nos próximos dias vou colher as restantes. Já comemos algumas, em salada (cozidas e depois raladas) e estou a pensar fazer conserva com as restantes.
> alface - já perdi a conta às que plantámos e colhemos. Há pouco mais de uma semana plantei mais meia dúzia de pés.
> brócolos - Consumimos os brócolos que tínhamos na estufa. Temos agora uns pés ainda pequenos a crescer na horta.
> couve flor - não tivemos grande sorte com as que colocámos na estufa. Vamos ver se temos mais sorte com as que crescem na horta.
> ervilhas - semeámos poucas e alimentámos os pássaros das redondezas. Provavelmente todos os pássaros das redondezas. Mesmo assim ainda colhi e congelei um quilo!
> feijão verde - começou a produzir bem e depois as folhas começaram a amarelar e as vagens a ficar moles... mas ainda deu para duas colheitas...
> couves  - estas, penso que não podem faltar numa horta, pois não?
> courgettes - definitivamente é a minha cultura de eleição. Parecem uma praga. Desenvolvem-se sem grandes cuidados e produzem em quantidade
> batatas - semeámos poucas e ainda colhemos talvez duas caixas. Não são grandes, mas não nos importamos. Óptimas para cozer com casca.


Já semeado/plantado temos ainda:

alhos - quase prontos a colher
tomate chucha, tomate cereja e tomate maçã - as três variedades carregadas de frutos. Para a semana já devem estar prontos a colher
pepino - das plantas que plantei sobreviveram apenas 3, mas têm fruto
pimento - estão cheios de flor e alguns já com pequenos frutos.
couve 
couves de Bruxelas - uma experiência!
couve flor
brócolos
couve roxa
abóbora manteiga  - está cheia de flor
melancia - penso que já vi algumas flores
melão  - está na mesma fase que a melancia
luffa - foi semeada há imenso tempo, transplantada, mas não há maneira de se desenvolver... no entanto ainda não morreu, pelo que a esperança é a última a morrer...
endívias - é uma experiência. Ontem fizemos a transplantação das plantinhas que tinha semeado em viveiro. Espero ter feito a transplantação de forma correcta.

Ontem semeei ainda chicória (cultura experimental) e já comprei sementes de rúcula (cultura experimental) que espero semear ainda este fim de semana. Recentemente semeei ainda girassóis (outra cultura experimental), que já despontaram.

Culturas com as quais tive pouco sucesso:
- espinafres, por incrível que pareça, já que agem como praga. Provavelmente o local escolhido não tenha sido o melhor.
- rabanetes. Ainda colhi um ou dois, mas os restantes não formaram a cabecita e as folhas foram todas furadas pelos insectos.

Vista assim, a minha lista é enorme! Mas repito que todas estas culturas são mínimas em termos de dimensões. Quando compro as plantas, compro apenas meia dúzia de pés de cada variedade. Cá para casa não é preciso mais. Pelo menos por enquanto, já que ando a pensar em aventurar-me pelo mundo das conservas.
Mínimo também é o nosso cuidado.
Ah! E não usamos quaisquer químicos. Mesmo o terreno sendo pobre, que o é, colocamos apenas substrato de cavalo biológico, comprado num armazém das redondezas. E muito pouco, que sou comedida nessas coisas. Há apenas a rega diária e, de tempos a tempos, o arranque de ervas daninhas.
As nossas culturas demoram muito mais tempo a desenvolver-se que as dos vizinhos, mas o que colhemos não fica atrás do deles... (à excepção das batatas, mas adoro-as mesmo assim, minúsculas!)

5 comentários:

  1. Olá Gina!
    *Pois...os miúdos crescem a uma velocidade impressionante!
    *Horta - e fotografias ?
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Tens razão, Luciana! Este fim de semana trato disso! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parece-me uma horta jeitosinha =)
    As minhas courgetes têm umas plantas lindas mas o fruto que é bom nada, nunca deu.Dá a flor e depois seca :(

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Ola aqui como futura "Horteira", umas perguntas de quem não pesca nada disto...no Horta usa a terra do sitio, ou "abonou" com alguma mais ??? è que aqui a minha tem ainda tantas ramitas e pedritas e tretitas, eu agora dei-lhe com a "enxanda" para revolver a terra e que sequem as raizes das ervas...mas sou tão "verde" neste tema..olho para a terra e não parece nada apta para cultivar :(
    outra coisa é faz sementeiro ou compra já "crescida"
    ???

    ResponderEliminar
  5. Adorei a horta, estou a tentar começar uma horta também, mas como a experiência não é muita vou tirando daqui umas dicas. Já tenho girassóis, abóboras e ervas aromáticas, vou-me aventurar noutras culturas, eheh. Um abraço.

    ResponderEliminar