25/11/2009

Chícharo


Termina hoje a 4.ª edição do Festival Gastronómico e Cultural "O Chícharo da Serra", em Santa Catarina da Serra. Gostaria de ter lá ido. Adoro experimentar novos sabores. E o chícharo, de acordo com a descrição abaixo, parece-me bastante apelativo:

"O Chícharo apresenta-se ....

Esta leguminosa tem uma relação muito forte com as gentes serranas. É uma planta adaptada aos terrenos calcários e pobres da serra, devido à resistência à seca e por não precisar de grandes cuidados no amanho.

Era um excelente recurso para a alimentação dos animais. No entanto, em tempos de maior carência ou nas famílias com menos posses, o chícharo ia à mesa, quer em sopas, quer como prato principal. Apesar da sua riqueza em proteínas, hidratos de carbono e sais minerais não era bem visto pelos mais jovens. Esta “má” recordação pode derivar do facto do chícharo ser um alimento partilhado pelos animais e pelas pessoas, por estar associado à sua utilização em tempos de maior carência alimentar ou por aparecer dias a fio nas mesas, causando um natural “cansaço” ao paladar.

Há três anos, o restaurante “Terra Chã” tinha experimentado alguns pratos de chícharo, perante o olhar incrédulo de alguns clientes que desconheciam as virtudes gastronómicas desta leguminosa. No final da refeição, acontecia uma palavra de satisfação pelo fino paladar e pelo excelente acompanhamento de carnes e de bacalhau. Também pelo toque aveludado que dá às sopas serranas !

Só faltava dar-lhe honras de um tratamento mais aprofundado... ".

Ouvi dizer que esta leguminosa é vendida nas feiras da minha região. Um dia destes procuro.

A foto acima é óbvio que não é minha.

Sem comentários:

Enviar um comentário