25/02/2010

Manequim de costura


(a fotografia é, obviamente, da net)
Já disse aqui o quanto gostaria de ter um manequim de costura. Mas comprar um novo está fora de questão. Os preços são proibitivos. Comprar em segunda mão também é complicado. É difícil encontrar um adequado ao meu corpo e, mesmo encontrando (vi uma vez um no ebay que me agradou), o custo final, com as despesas de envio, também não me agrada.
Aqui há uns tempos, eu e o marido fizemos um daqueles de fita cola, como se ensina a fazer em diversos sítios da net. Mas o resultado final não me agradou. Os alfinetes ficavam cheios de cola e era pouco firme. Facilmente se amolgou.
Começámos, então, a estudar outras formas de construir um.
Aquela que mais nos agrada é a de fazermos um molde do meu corpo e, depois, enche-lo com espuma, daquela que se expande, usada, por exemplo, para a instalação de portas.
Mas como fazer o molde?
Com gesso! Do cirúrgico, claro. O outro, usado em trabalhos manuais, faz mal à pele, segundo me explicou há pouco uma vendedora.
Pesquisando na net, encontrei instruções para fazer barrigas de gesso (para as grávidas guardarem uma recordação da barriga) que se podem adaptar perfeitamente aos meus objectivos.

Segundo as minhas contas (cruzando a informação recolhida em vários sítios), vou precisar de:
- Película aderente
- Vaselina
- Alguidar grande com água morna
- Luvas de borracha
- Toalhas de papel
- Vários rolos de ligaduras de gesso (imagino que uns 6 ou 7, já que para as barrigas indicam 3 ou 4)

Para começar, e com a ajuda indispensável do marido, tenho que me envolver em película aderente, que facilitará a remoção do gesso. Depois, há que untar bem a película com vaselina.
Para a aplicação das ligaduras, elas têm que ser molhadas previamente em água morna.As ligaduras devem ser aplicadas em diferentes direcções.

Ao que parece, o marido tem que ser rápido neste processo, porque o gesso seca rapidamente.

Depois de seco, é só cortar o molde, para eu sair; voltar a uni-lo; fazer-lhe uma base e enche-lo da tal espuma.

Descrito assim parece um procedimento fácil, não é?

Estou toda entusiasmada. Só espero que resulte!

Sem comentários:

Enviar um comentário