19/05/2010

Manequim de costura

Muitas das pessoas que entram neste blog através do google, estão à procura de formas de construir o seu próprio manequim de costura.
Constatar o número de entradas através das palavras chave "manequim costura caseiro como fazer" incentivou-me a colocar em prática a ideia que já tinha falado aqui.
Assim, num destes fins-de-semana, pu-la em prática com a ajuda indispensável do marido.
Ele envolveu-me (o tronco) em película aderente e untou a película com vaselina.
Passou, depois à aplicação do gesso, ou melhor, ligaduras de gesso compradas na farmácia, mergulhadas em água morna (usámos 4 embalagens de dois rolos cada uma). Deu uma trabalheira desgraçada e a casa de banho ficou um caos. Completamente suja de gesso. Parecia que tínhamos a casa em obras!
Fiquei assim:
Uma vez seco o gesso, o marido cortou-o, com jeito, de modo a não estragar o molde.
Depois, com pedaços pequenos de arame fizemos uma espécie de grampos de modo a fechar o molde.
Com pedaços de papel e cola branca fechámos as aberturas dos braços e reforçámos as zonas em que o gesso não parecia tão forte. E deixámos secar bem.
Uma vez seco o molde, fechámos a abertura do pescoço, untámos todo o interior com vaselina e enchêmo-lo com espuma de poliuretano (daquela usada para ajudar a fixar as ombreiras das portas, comprada numa loja de ferragens).
Gastámos cerca de três embalagens.
E pronto. Deixámos a dupla, como lhe chamo, a secar bem, o que pode demorar várias semanas, dada a quantidade de espuma.
Assim que tirarmos o gesso, publico aqui o resultado.
O marido diz que eu não devo ter muitas expectativas. Que, dada a quantidade astronómica de espuma usada, e o facto dela necessitar de ar para secar, é provável que o interior ainda esteja "cru".

1 comentário:

  1. Olá Sra. Maçã Dentada :-)
    Comentaste o meu blog, que conheceste através do facebook e eu (curiosa como sou) vim espreitar o teu... também estou a gostar muito. Engraçado como temos alguns gostos em comum.
    O manequim está pronto? Resultou bem?
    Até breve... vou passando cá, ok?
    Beijo, Ana

    ResponderEliminar