20/10/2010

Será que a matei...


Volta e meia desleixo-me com a minha bonsai, não lhe forneço água suficiente e as folhas secam e caem. Nessas alturas aproveito para a podar, retirar-lhe as folhas secas e, após algumas regas é só esperar que pequeninas folhas comecem a aparecer... e dentro de pouco tempo é vê-la ainda mais bonita e frontosa do que antes!
Desta vez, devo tê-la ignorado tempo demais... Já a podei há alguns dias e, de folhas novas, nem sinal. Esta demora no surgimento das folhas pode estar relacionada com a época do ano... pode ser que no outono/inverno demorem mais tempo a surgir...
Entretanto, descobri aquela mancha branca, na base do tronco, que me parece um fungo. Será?
Nem quero pensar na possibilidade de tê-la deixado morrer... é que já não era a primeira vez que me acontecia...

3 comentários:

  1. Hmmm... parece ser um fungo. Tenta colocar o sol debaixo de luz sol directa e vai ao fórum do Luso Bonsai. Pode ser que alguém te ajude.
    Beijinhos* :)

    ResponderEliminar
  2. Olá

    O que me disseram para fazer aqui há uns anitos, foi para raspar só um bocadinho do tronco ou galhos e verificar se por baixo a madeira está viva ou morta. Mas atenção que é só um bocadinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Pobre do bonsai!

    Pelo tronco parece-me ser um ulmeiro, mas so pelo tronco e difícil dizer!

    Se for um ulmeiro só lhe vais ver as folhas em principio na próxima primavera, pois e de folha caduca. Mas se raspares algures no tronco, só um bocadinho, com a unha e aparecer um verde vivo... esta vivo!

    O branco em baixo deve ser calcário da agua da rega, não?

    ;)

    ResponderEliminar