05/02/2012

Horta de ferro velho

Tenho andado a adiar fazer este post, porque não sei se, ao vê-lo, os leitores deste blog não passam a considerar-nos, a mim e ao marido, meio maluquinhos.

Pensando bem, é o que somos mesmo, por isso, aqui vai:

Tenho alguns problemas de coluna. Quando estou muito tempo na horta, dobrada ou mesmo de joelhos, fico invariavelmente cheia de dores e com algumas dificuldades em me endireitar. Por isso, há algum tempo que andava a pensar em alternativas para tornar mais agradáveis os momentos passados na horta.
Uma ideia que tive era a de fazer canteiros elevados, à altura da cintura, compridos e com uma largura duas vezes os meus braços. Assim, de um lado ou do outro do canteiro, tinha acesso a todo o canteiro.

Fazer canteiros com tijolo e cimento é dispendioso.. e fazê-los e não resultar...
A madeira apodrece e o metal também é dispendioso...

Numa visita a um amigo, dono de um ferro-velho, o marido teve uma ideia... porque não aproveitar arcas frigoríficas velhas?

Ok... inicialmente, a ideia de tornar um canto do quintal num ferro velho, também não me agradou. Mas, pensando bem, porque não? Mais não seja para ver se resulta e, caso resulte, pensar numa solução visualmente mais apelativa...

Conseguimos duas arcas frigoríficas velhas e um frigorífico, que colocámos sobre tijolos, para ficar com a mesma altura das arcas. Depois enchemo-los, mais ou menos até meio, com entulho e terminámos com terra. Fizémos furos a toda a volta, para escoamento da água em excesso e plantámos cebolas, alhos franceses, alhos e cenouras. Regámos tudo e colocámos por cima daquela tela branca especial que protege do frio.
Agora é esperar para ver se resulta. Uma coisa é certa: durante todo o tempo de plantação, nada me doeu.
Aqui ficam as fotografias.

O aspecto geral (horroroso!) é este:



Cenouras e cebolas (ao fundo) acabadinhas de plantar, no interior...


6 comentários:

  1. O visual pode não ser bonito mas a ideia é óptima!
    Já vi utilizarem banheiras mas nunca ficam tão altas.
    Excelente ideia!

    ResponderEliminar
  2. Grande ideia, remédio caseiro para as dores das costas! A boniteza não se pões á mesa! Bons cultivos

    ResponderEliminar
  3. Opah, gostei muito da ideia, "quem não tem cão caça com gato"....Temos pena se o visual não é atractivo, mas que é criativo, lá isso é... Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pintas!
      Estou encantada com esta solução! Um destes dias faço um post com os progressos que, a meu ver, são espectaculares!

      Eliminar