30/08/2008

Arrumação do vestuário

Dando continuidade ao post baixo, reproduzo o texto que encontrei no livro “Como fazer quase tudo”, das Selecções do Reader's Digest.

As “dicas” nunca são demais...

“Guarde o vestuário em armários em que o ar circule livremente, pois de contrário as roupas rapidamente ficarão com cheiro a mofo. Não guarde a roupa muito comprimida porque ficará amarrotada.

Quando despir uma peça de vestuário que não vá lavar ou para limpar a seco, deixe-a arejar um pouco, depois escove-a e verifique se tem nódoas; em seguida, pendure-a ou dobre-a cuidadosamente. Utilize uma escova macia para escovar casacos, calças, saias e sobretudos. Aperte os botões e feche os fechos, componha os colarinhos, mangas e pernas nas posições adequadas.

Os cabides grossos de madeira são melhores para as roupas mais pesadas, como fatos completos, e os de plástico para as outras. Use cabides de bom formato, a fim de não alterar a linha dos ombros. Puloveres e camisolas grossas devem ser dobrados e guardados ou pendurados em fixos no interior do guarda-fatos.

Nos cabides de calças constituídos por duas barras de madeira e uma estrutura de arame que serve de mola cole uma tira de feltro nas barras, a fim de evitar que as calças escorreguem; estes cabides são os melhores, pois evitam vincos na zona dos joelhos.

Organize o espaço interior com divisões e caixas e não aglomere demasiado as peças de vestuário. Para evitar rugas em roupas dobradas que assim permanecem durante periodos de tempo relativamente longos, deve pôr papel de seda ou vegetal nas costas de cada peça antes de a dobrar.

Quando guardar as roupas de Inverno ou de Verão, lave-as ou mande-as limpar a seco antes de as arrumar. Não ponha goma em artigos laváveis que vai guardar. Rotule sacos, arcas ou caixas com listas, referindo o seu conteúdo de forma a que possa encontrar facilmente os artigos de que precisa.

Não guarde peças de malha, algodão ou seda em plásticos por mais de alguns meses, pois são materiais que precisam de arejar; proteja as peças com lençóis velhos ou papel de seda.

Evite usar sacos de plástico em lugares em que a humidade constitua um problema.

Limpe, seque e areje botas e sapatos antes de os arrumar. Utilize formas de sapatos ou de fotas que não se deformem. Para manter a forma dos chapéus, encha-os com papel de seda amachucado, sem comprimir. Coloque os lenços, cintos e gravatas num cabide adequado ou num varão móvel”.

Nota-se que estou dedicada às limpezas de Verão...

Sem comentários:

Enviar um comentário