22/11/2010

Iogurtes caseiros sem iogurteira (mas com a ajuda da lareira!)

Este fim de semana experimentei fazer iogurtes sem usar a iogurteira e lembrei-me de aproveitar o calor da lareira para ajudar no processo.
Juntei uma lata de leite condensado a um litro de leite morno e a um iogurte natural(sim, ficou dulcíssimo, mas delicioso!), bati a mistura com a varinha mágica e distribuí-a por frascos vazios de compota, depois de esterilizados no microondas. Depois coloquei os frascos dentro de uma panela de água morna (a água a chegar à altura de um dedo gordo abaixo do nível da boca do frasco), tapei a panela com um pano esticado e coloquei a tampa.
Embrulhei, depois, a panela num saco-cama e coloquei-a em cima da lareira, num local quentinho, mas sem calor em excesso.
Fiz isto à noite. De manhã tinha os iogurtes prontos.

Aqui fica o registo de uma forma simples de fazer iogurtes em casa, para quem não tem iogurteira (não tinha noção do quanto este electrodoméstico é dispensável!), sem gastar electricidade, ou, para quem tem fogão de indução, gastando apenas a energia suficiente para aquecer o leite e a água, até ficarem mornos.

3 comentários:

  1. Que giro, a minha mãe fazia com uma panela de pressão!

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida alguma vou experimentar essa receita :-D Cá por casa somos "loucos" por leite condensado.

    ResponderEliminar